MONOGRAFIA - ÁREA DA EDUCAÇÃO
NEUROPSICOPEDAGOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
Nº DE LAUDAS (PÁG): 27
RESUMO:
Este trabalho apresenta um estudo sobre a contribuição da Neuropsicopedagogia no desenvolvimento da aprendizagem escolar na Educação Básica, a partir de pesquisa bibliográficas em que autores destacam as contribuições no desenvolvimento da aprendizagem de forma significativa e construtiva dos discentes. Como sabemos a Neuropsicopedagogia tem o objetivo de compreender as funções cerebrais no processo de aprendizagem, bem como reabilitar e prevenir eventuais problemas cognitivos detectados. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica dando ênfases em autores como Almeida (2012), Beauclair (2014), Consenza e Guerra (2011) dentre outros. Assim quando discutimos sobre o desenvolvimento da aprendizagem na educação básica, é imprescindível compreendermos os aspectos da linguagem, das competências comportamentais e sociais e cognitivas, bem como os estudos e avaliações de sua funcionalidade onde esses aspectos não apresentarem bons resultados os indivíduos poderão ter prejuízos imensos e severos para sua aprendizagem futura.
PALAVRAS-CHAVES: Neuropsicopedagogia. Desenvolvimento. Aprendizagem. Educação.
SUMÁRIO DESTE TRABALHO:
1 INTRODUÇÃO.. 8
2.1 ATUAÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA DIANTE DO SEU CONHECIMENTO 11
2.2 TRÍADE FUNCIONAL DA APRENDIZAGEM HUMANA.. 12
2.2.1 FUNÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM.. 13
2.2.2 FUNÇÃO CONATIVA DA APRENDIZAGEM.. 14
2.2.3 FUNÇÃO EXECUTIVA DA APRENDIZAGEM.. 15
3 NEUROPSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR.. 17
3.1 PSICOMOTOR NO CONTEXTO DA NEUROPE APRENDIZAGEM E SUA IMPLEMENTAÇÃO.. 19
3.2 O PERCURSO ATÉ AS INTERVENÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.. 21
4 CONSOLIDAÇÃO DE NOVAS APRENDIZAGENS.. 25
5 METODOLOGIA.. 27
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES.. 27
CONCLUSÃO.. 29
REFERÊNCIAS 30
R$ 324,00