MONOGRAFIA - ÁREA DA EDUCAÇÃO
O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS: INCLUSÃO SOCIAL
Nº DE LAUDAS (PÁG): 40
RESUMO:
A educação inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade. Desenvolvido em década de 1970, inclui muito mais do que os deficientes, inclui também família, escola e sociedade. Portanto, este é o foco deste estudo: a inclusão alunos com deficiência na sala de aula regular. Esta pesquisa tenta analisar as circunstâncias interativas que esses alunos criam com seus professores e colegas cursos regulares de ensino. Pretende-se, portanto, avaliar como a inserção desses alunos no contexto de uma sala de aula regular em que a maioria dos alunos não apresenta tais precisa. Acredita-se que esta situação tenha impacto nas opções interação, comunicação e construção do conhecimento desses alunos. O estudo é orientado pelo impacto sobre aquelas condições que significam a inexistência de um território comum, com implicações para a explicação de ideias e diálogo autêntico, principalmente porque a escola/professores não está preparada para atender essa clientela. escola a propósito ao longo de sua história, tem se caracterizado por uma visão elitista da educação onde há educação privilégio de grupo – exclusão que foi legitimada em políticas e práticas instituições educacionais que reproduzem a ordem social. Com o processo de democratização educação, o paradoxo inclusão/exclusão tornou-se evidente quando os sistemas universalizarem o acesso, mas continuar a excluir indivíduos e grupos fora dele padrões escolares comuns.
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas com Deficiência. Inclusão. Escola Regular. Docente e a Pedagogia.
SUMÁRIO DESTE TRABALHO
1 INTRODUÇÃO.. 7
1 - A INCLUSÃO E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO HISTÓRICO.. 8
2- A TRANFORMAÇÃO DO SITEMA EDUCACIONAL DIANTE DA INCLUSÃO.. 13
3- INCLUSÃO VERSUS INTEGRAÇÃO.. 16
4- INCLUSÃO JUNTO COM O SISTEMA EDUCACIONAL.. 22
5- O PAPEL DO PROFESSOR E O CURRÍCULO ESCOLAR.. 29
3 METODOLOGIA.. 40
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES.. 40
5 CONCLUSÃO.. 41
6 REFERÊNCIAS 45
R$ 480,00